10 - TI - Tecnologia da informação

Chamamos de TI - tecnologia da informação:
  • os instrumentos e ferramentas para a manipulação de dados / informações; e
  • o conhecimento para a utilização e aperfeiçoamento destes instrumentos e ferramentas.

Os instrumentos e ferramentas podem ser concretos, como os computadores e as redes ou podem ser conceituais, como os check-list, os fluxogramas, os método de trabalho.

O termo TI é uma evolução dos termos "processamento de dados" e "informática", usados anteriormente, e indica a importância que os computadores vêm adquirindo no apoio ao uso de informações pelas empresas.

Sistemas de informação empresarial informatizados
Para que um Sistema de Informação Empresarial (SIE) seja considerado informatizado é necessário que utilize, pelo menos, um computador. Pode-se, a título de gradação, considerar um determinado sistema como totalmente informatizado, parcialmente informatizado ou levemente informatizado, dependendo da ênfase dada ao uso dos computadores.

Por que se informatizam sistemas?
Existem inúmeros motivos que levam as empresas a buscar sua informatização. Alguns dos motivos mais frequentes :

Desde que os motivos não conduzam a um consumo exagerado de tempo ou dinheiro, sempre trazem a vantagem de incentivar a informatização que, hoje em dia, representa vantagem competitiva.

Onde informatizar?
Ao se iniciar a informatização de uma empresa deve-se considerar as potencialidades dos computadores na solução de problemas, assim, as seguintes questões ou pontos de análise devem ser considerados:

Para cada órgão/setor da empresa devem ser analisados os itens das listas acima criando um check-list ponderado que facilitará a decisão sobre a estratégia de informatização a ser adotada.

Planejamento estratégico de TI
O conceito de TI refere-se ao domínio de todas as atividades ligadas à infra-estrutura na criação e operação de sistemas de informação e no processamento de dados.

Conhecer TI significa saber como comprar e manter computadores e programas, selecionar mão de obra, bancos de dados, redes, suprimentos, instalações (facilidades e utilidades) e saber gerir os métodos de organização, desenvolvimento e uso de sistemas de informação.

Para cada um destes componentes da tecnologia da informação é necessário dispor de um especialista que possa definir qual é o melhor, no caso da empresa. É importante notar que é muito difícil que um único especialista tenha experiência e domínio sobre todos os componentes.

Habitualmente, as empresas contratam equipes de consultores para desenvolver o que se chama plano estratégico de TI.

Este plano contém todas as especificações dos componentes, por exemplo, que marca/modelo de computadores serão adquiridos pela empresa, qual é o padrão de software (operacional, work-flow, automação de escritório, etc) a ser usado. Também que programas serão usados para controlar os dados da empresa, etc.

O plano também estabelece diretrizes para o desenvolvimento ou implantação dos sistemas de informação da empresa, por exemplo: "inicialmente desenvolver o contas a pagar, em seguida o contas a receber. Deixar a folha de pagamento por último."

Assim, quaisquer sistemas que venham a ser comprados ou desenvolvidos devem submeter-se ao plano, sem conflitos.

O plano é um instrumento orientador do processo de informatização da empresa e deve ser visto como tal, evitando considerá-lo uma camisa de força que impede a modernização.
 

 

 

A finalidade do plano é organizar a integração dos sistemas e profissionais e evitar, com isso, desperdício de dinheiro e tempo.

Componentes da TI:
Em linhas gerais, os componentes da TI são:

Hardware (equipamentos e acessórios) - são todos os computadores, impressoras, teclados, mouses, leitores de códigos de barras, webcams, scanners, etc que são utilizados nos SIE.
Cada dia que passa, novos equipamentos são adicionados ao grupo de hardware. Alguns, como os aparelhos de reconhecimento biométrico surgiram recentemente, outros, como os telefones, que eram tratados por área própria nas empresas, agora, em função de programas como o Skype, estão começando a ser selecionados e mantidos pela equipe de TI;
 Leia mais sobre considerações na
avaliação de custos de equipamentos.
Software - são os programas que dão "vida" aos computadores, podendo ser:

Programas de computadores podem ser obtidos através de:
        - desenvolvimento (criação) de programas personalizados para uso pela empresa; ou
        - através do uso de programas-pacote - comprados já prontos para uso e pré-testados.
os programas-pacote normalmente são vendidos através de licenças de uso, ou seja, podem ser usados mas não comercializados (não podem ser revendidos). Por exemplo, uma empresa com 10 computadores adquire o programa "Windows" com um único CD, mas com 10 autorizações ou licenças de uso. Se exceder estes limites cometerá uma ilegalidade!.
A tabela a seguir apresenta prós e contras do uso de programas-pacote:

 VantagensDesvantagens
Pacotescusto menor;
implantação mais rápida;
pré-testado;
não resolve todos os problemas;
depende do suporte do fabricante/fornecedor;
a padronização pode ser diferente da utilizada pela empresa;
Desenvolvidos sob medida atende a todos os requisitos da empresa;
a empresa tem o controle e os direitos dos programas para modificá-lo;
integra-se melhor aos demais sistemas próprios da empresa;
mais caro;
exige equipe técnica nem sempre disponível;
os tempos de desenvolvimento e correção,além de mais longos, frequentemente estouram os cronogramas;

Os custos de software abrangem o custo da licença de uso (ou do desenvolvimento) e mais o custo de treinamento, suporte e uso do software:

CUSTO DO SOFTWARE =CUSTO DA LICENÇA +
CUSTO DE TREINAMENTO +
CUSTO DO SUPORTE +
CUSTO DO USO
 

Redes são as linhas de conexão que permitem aos computadores trocar dados entre si. Existem dois tipos que requerem atenção:

 Leia mais sobre redes.

Bancos de dados e dados - com o uso dos programas de bancos de dados, os dados ficam organizados de uma maneira adequada nos discos rígidos dos computadores de forma que sua recuperação (leitura e gravação) seja bastante eficiente e útil.
Um banco de dados pode ser imaginado como sendo um armário com fichas magnéticas e com um mecanismo de procura e recuperação muito inteligente: basta pedir a ficha dos funcionários com os maiores salários e, voilà, as fichas são apresentadas imediatamente;
Muitas vezes os profissionais de informática chamam de banco de dados aos programas que são utilizados para armazenar as fichas de dados e trabalhar com elas. Exemplo de programas: Oracle, Access, SQL Server, MySQL.
Se, por um lado, os programas que arquivam os dados são importantes, muito mais o são os próprios dados!! Imaginem o problema de nossa Universidade se todos os dados sobre os alunos fossem perdidos. Como seriam obtidos os graus dos anos anteriores?
Para evitar problemas de perda de dados, é comum a realização de sua cópia num arquivo backup para que possam ser guardados, por segurança, em ambiente distinto dos dados originais (outro prédio, por exemplo).
A escolha do programa de banco de dados a ser utlizado pela empresa depende de diversos fatores técnicos, tais como capacidade necessária (quantidade de dados a ser mantidos), quantidade de usuários que o usarão simultaneamente, velocidade de resposta (tempo que o BD demora para responder às consultas efetuadas), compatibilidade com o sistema operacional utilizado e, também, fatores administrativos como conhecimento pela equipe ou disponibilidade, no mercado, de mão de obra com esse conhecimento.

Conhecimento aplicado - são um componente importantíssimo dos SIE informatizados, pois todos os sistemas dependem de uma estrutura bem organizada de procedimentos (regras, calendário de operações, métodos de trabalho, etc.) e de domínio das ferramentas para que o resultado geral seja satisfatório.
Não basta possuir computadores, redes e programas excelentes, é necessário o conhecimento para utilizá-los. Com grande conhecimento e ferramentas simples podem ser construídas grandes obras - lembrem-se de Michelangelo!

Suprimentos- são os consumíveis utilizados pelos sistemas informatizados durante sua operação: formulários para impressão, etiquetas, toner e cartuchos de tinta para impressores, etc.
São responsabilidades dos gestores:
      - garantir a disponibilidade dos suprimentos; e
      - comprá-los sem excessos e com preço adequado.

Instalações ou Infraestrutura - são as instalações físicas (salas, refrigeração, proteção contra incêndio, energia, etc) onde operam os computadores e usuários. evem ser adequadamente planejados pois o custo de modificação após a preparação (obras, pintura, etc.) é por damasia caro;

Profissionais - são os webdesigners, analistas, programadores, digitadores, pessoal de suporte. São profissionais conhecedores dos diversos componentes da TI e responsáveis por garantir um uso adequado e eficiente destes componentes;
Como o custo de alguns profissionais é bastante elevado, é comum terceirizá-los. Por exemplo, no lugar de manter um DBA em tempo integral, contrata-se um empresa especializada pagando-se uma mensalidade e, quando necessário, pode-se contar com profissionais qualificados sem custo adicional. Esta terceirização também denomina-se outsourcing.

Estrutura organizacional da área de TI - as empresas costumam ser apoiadas por um departamento ou setor que podemos denominar de área de suporte à TI ou área de TI. Esta área é responsável por gerir e executar as tarefas relacionadas aos componentes de TI, desde a seleção dos modelos de computador a comprar, até a sua manutenção e treinamento dos usuários. A forma de organização da área de TI é, muitas vezes, responsável pelo sucesso ou fracasso do uso da TI na empresa.
Na estrutura organizacional incluem-se os departamentos e setores, a hierarquia funcional, a distribuição e delegação do processo decisório relacionado à TI.

Atenção: Muitas vezes o termo TI é utilizado, erroneamente, para indicar somente a área responsável pela TI da empresa e não todos os seus itens componentes (veja a definição) !

O responsável pela área de TI, quando tem grande influência da empresa, é denominado C.I.O ou Chief Information Officer.

Sistemas de informações empresariais e tecnologia da informação

O processo produtivo de uma empresa, não só o chão-de-fábrica como também os processamentos relacionados às áreas administrativa-financeira e comercial, é apoiado pelos sistemas de informações empresariais e, quando informatizados, pela tecnologia da informação.

Um SIE, ou sistema de informações empresariais é uma estrutura para apoio às decisões/operações composta por


Os sistemas de informações empresariais somente podem operar de forma eficiente com o uso de tecnologias que, em sua maior parte, dependem da informática: tecnologia da informação.

Finalidade da TI:
Assim, a finalidade da TI, dentro das empresas, é apoiar o funcionamento dos SIE para que sejam mais eficientes e eficazes.

Questões e exercícios

  1. O que é TI?
  2. Qual é a finalidade da TI, dentro das empresas?
  3. Quais são os componentes da TI? Cite exemplos de cada um deles.
  4. Cite alguns indicadores de sobre o desempenho na gestão de cada um dos componentes da TI.
  5. Cite alguns problemas gerenciais relacionados a cada um dos componentes da TI.
  6. O que é um plano estratégico de TI?
  7. O que é outsourcing? Qual é sua vantagem para a empresa?