Modelos de organização de redes.

As redes de computadores podem ser construídas em diversos formatos (arquiteturas ou topologias de redes). Os formatos mais adequados dependem de fatores técnicos e administrativos.

A figura a seguir apresenta algumas topologias na construção de redes:

Do ponto de vista técnico, somente os profissionais de informática podem determinar a melhor topologia de rede adequada à necessidade da empresa.
Do ponto de vista financeiro, a instalação das diversas configurações têm custos diferentes. Como exemplo, vamos comparar a rede em estrela com a rede em barramento. Na rede em estrela, cada computador integrado na rede requer um cabo ligando-o ao computador central (servidor). É mais utilizada quando a área a ser atingida é pequena e os computadores estão mais ou menos próximos.
Na rede em barramento, instala-se na empresa um longo cabo de comunicação e os diversos computadores vão sendo conectados a este cabo a medida que integram a rede. É mais barata quando a área a ser atingida é muito ampla.
Normalmente são utilizadas redes mistas ou híbridas nas quais as diversas alternativas são utilizadas.
É muito comum utilizar um equipamento denominado HUB para concentrar a comunicação de diversos computadores e ligá-los ao computador central através de uma única linha:

As tecnologias ligadas a redes de computadores têm se desenvolvido muito nos últimos anos. Dois termos devem ser conhecidos em função de sua freqüencia em livros e revistas relacionados à modernização dos computadores:
- wireless (sem fio) - termo que indica equipamentos para conexão de computadores em rede sem o uso de fiação. A conexão se realiza através de pequenas antenas de radio;
- LAN - Local Area Network - rede local e pequena. Termo utilizado para nos referirmos às pequenas redes empresariais em comparação com as grandes redes e com a Internet;

Tipos de processamento
Quando os dados utilizados pelo sistema de folha de pagamento, ou por qualquer sistema, estão em computador diferente daquele usado pelo usuário, então há a necessidade de que os computadores estejam ligados em rede.

Na execução dos programas em rede -- por exemplo no cálculo do total gasto com a compra de placas planas de aço no ano passado -- existem então duas alternativas clássicas:

o processamento distribuído e o processamento cliente-servidor.

No caso de o processamento ser distribuído, ou seja, os cálculos são realizados pelos diversos computadores da rede, e não pelo servidor principal, temos um comportamento no qual há um grande tráfego de dados pelo cabeamento da rede: todos os dados têm que ser repassados para o computador usuário que tomará a decisão sobre quais são interessantes no momento e quais são desnecessários. Nesta configuração, o servidor tem um comportamento de servidor de arquivos (como se fosse um disco rígido distante) e as estações usuárias exigem maior capacidade de processamento.

Por outro lado, quando a alternativa é de processamento cliente-servidor ou centralizado, o servidor principal, além de dispor dos dados, efetua todo o prrocessamento repassando para as estações (ditas clientes) os dados consolidados das operações realizadas. Neste caso é necessário que o servidor tenha grande capacidade de processamento e haverá pouco tráfego de dados na rede.

A capacidade de tráfego de dados de uma rede de computadores é chamada de sua "largura de banda" ou band-width e pode ser medida em quilo-bits para redes de linha discada (28Kb, 56Kb) ou em mega-bits para redes mais robustas (10Mb, 100Mb, etc), que são denominadas banda-larga.

Questões e exercícios

  1. Que modelos de topologia de rede existem?
  2. Diferencie, do ponto de vista de custo de instalação, as redes em estrela e em barramento?
  3. O que é uma rede wireless?
  4. Diferencie os processamentos centralizado e cliente-servidor?
  5. Em qual deles á um maior tráfego de arquivos pela rede?
  6. Em qual deles é necessário um servidor mais robusto? Em qual deles são requeridas estações mais robustas?
  7. Qual é o tipo de processamento utilizado pelos caixas eletrônicos dos bancos? Por que é o preferido?
  8. O que é banda-larga?
  9. O que é um hub?